A Triste Alegria de Pecar

11:27


 “Nada é errado se te faz feliz”


          Algumas páginas na internet remetem a autoria dessa frase ao ilustre Bob Marley que no passado protagonizou uma carreira artística de grande sucesso. O fato é que a alegria proveniente do pecado é prazerosa para carne; porém, o seu resultado desastroso é tão certo quanto uma ressaca que desperta com você pela manhã dizendo: “é hora de trabalhar”.

Nas festas de réveillon do estado do Espírito Santo, por exemplo, é comum, jovens e adultos se reunirem com os amigos para festejar e se embriagar pelas ruas ou em festas privadas. Os momentos são alegres e prazerosos (eu sei), porque as obras da carne seguem a todo vapor nestes ambientes.


          Prostituiçãoimpureza lascívia são algumas das citações do apóstolo Paulo ao falar das obras da carne em Gálatas 519ss. Analisemos:

Prostituição: Ato ou efeito de prostituir-se; entregar a devassidão; desmoralizar; corromper. [1]

Prostituição é uma cultura que impera não só no estado do Espírito Santo como em todo Brasil, porque é comum, jovens e adultos “ficarem”. Explicando a grosso modo é terem relações sexuais uns com os outros sem qualquer compromisso conjugal. Isso é incentivado nas músicas atuais de Funk, Axé, Pagode, Sertanejo e outros gêneros de sucesso que tocam nas rádios para crianças, jovens e adultos se entreterem. Hoje, com a ajuda da tecnologia, existem vários aplicativos para smartphone que são verdadeiros “menus” de homens e mulheres que você escolhe, inicia uma conversa, marca um encontro, firma relações sexuais, e no dia seguinte retorna ao aplicativo para escolher outra aventura amorosa. O velho paradigma de uma pessoa sexualmente imoral está cada dia mais obsoleto, pois a liberdade sexual adotada pela mídia e consequentemente pela sociedade brasileira fez do sexo sem compromisso uma via de fácil acesso incentivada para todos.

Impureza: Qualidade do que é impuro; coisa impura; o que perturba a pureza de qualquer substância. Também inclui toda sorte de corrupção sexual. [2]

Você sabia que a máxima bíblica de que o ato sexual é para marido e mulher pode ser considerada uma piada se contada na mesa de um bar? Também afirmar que o sexo, além de reproduzir, é para o prazer exclusivo do homem com a mulher, pode não somente ser considerado uma piada, mas também um crime (homofobia).

Casas de Swing mostram a impureza conjugal escancarada de casais que trocam seus parceiros como se fossem figurinhas de um álbum.

Jovens e adultos chamados modernamente de Crossdresser, Drag Queen, Drag King, Pansexual, Transexual e similares preenchem meticulosamente a definição “alterar” da palavra impureza segundo a bíblia sagrada.

Na sociedade pós-modernista, toda essa impureza é normal e tudo é relativo.

Lascívia: Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria (Mc 7.22; Gl 5.19) [3]

Assim como as obras da carne citadas acima, a lascívia marca presença em nossa sociedade. Basta sair às ruas para notar que o apelo à sensualidade é gritante. Milhões de mulheres (de todas as idades) usam shorts, saias e vestidos curtíssimos, blusas decotadas e toda sorte de sensualidade. As desculpas são conhecidas: “uso essa roupa porque me sinto bem” ou “uso essa roupa porque é mais confortável”, porém nós sabemos que geralmente estes não são nem de longe os reais motivos.

A sensualidade desenfreada também tem seu espaço nas redes sociais como Facebook e Instagram. Na busca de elogios, prestígio e status, muitas mulheres abusam da exibição de seus corpos para atingir o maior número de curtidas ou visualizações possíveis.  Talvez isto não fosse um problema grave, se grande parte dessas mulheres não fossem menores de idade. Pense nisto!

            Tudo isto gera prazer, porém o pecado não dói na hora; o relato do rei Davi no capítulo 11 do segundo livro de Samuel é um bom exemplo para essa afirmação.

No dia em que o rei Davi mandou o exército de Israel para lutar contra uma nação inimiga, ele ficou em casa. Numa tarde, ao passar no terraço do palácio, o rei avistou uma mulher tomando banho em outra casa, que era muito formosa. Davi procurou descobrir a mulher que o havia despertado o seu desejo e foi informado que ela era a esposa de Urias, seu servo. Mesmo sabendo que aquela mulher era esposa de seu servo, Davi atendeu seu desejo carnal e enviou mensageiros para convidar Bate-Seba a vir em seu palácio. O resumo da história é que Bate-Seba atendeu ao convite mesmo sendo casada, deitou-se com Davi e engravidou. É oportuno citar a frase do salmista “um abismo chama outro abismo”, porque Davi não só cometeu adultério como planejou a morte de Urias e ficou com sua esposa.

Imagino que enquanto Davi estava na cama com Bate-Seba, a alegria temporária estava presente de forma intensa, pois ambos estavam satisfazendo com sucesso os seus desejos carnais. Porém, isso trouxe tristes consequências para a vida de Davi, por exemplo:

1.      VERGONHA – DEUS REVELA AO PROFETA NATAN O PECADO DE DAVI

Não há coisa pior para o pecador do que quando um pecado oculto é revelado. A vergonha da confrontação, do conhecimento público, é algo que ninguém gosta de sofrer em sua pele. Porém, Deus não permite que pecados ocultos fiquem para sempre ocultos.

Foi também uma grande vergonha para Davi quando tomou conhecimento de que seu filho Absalão se deitava com suas mulheres publicamente. (2Sm 16.21-22)


2.      DESORDEM FAMILIAR – UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO

A vida e a família de Davi foram marcadas pela tribulação devido ao pecado; a começar pela morte do filho de Davi com Bate-Seba (2Sm 12.15-23). Depois vieram os problemas com os filhos, como o incesto de Amnon com Tamar e a morte de Amnon pelas mãos de Absalão, para vingar o incesto com sua irmã Tamar. (2Sm 13.1-14, 23-29)

“Quando não vivemos uma vida digna do Deus a quem servimos, certamente a primeira a ser atingida é a nossa própria família. Pais rebeldes e desobedientes ao Senhor, criará também filhos rebeldes e desobedientes ao Senhor! Nossos filhos acabam sendo uma extensão de nós mesmos. Seremos para os nossos filhos exemplos ou para a prática do bem, ou para a prática do mal”. [4]

Uma pessoa que não é guiada pelo Espírito Santo é facilmente tragada por todas as obras da carne. O resultado de toda essa alegria e prazer citados acima são: casamentos desfeitos, famílias destruídas, adultério, suicídio, depressão, gravidez indesejada, homicídios, doenças sexualmente transmissíveis e mais uma diversidade de desastres de longo prazo. Viver para servir as concupiscências de nosso coração pecaminoso só nos trará alegrias tristes. Clamo a Deus por um avivamento pessoal nos corações do estado do Espírito Santo, a começar pelo meu. Quisera eu ter o livre arbítrio que muitos defendem, assim eu escolheria jamais pecar, e encorajaria meus entes queridos a serem “espertos” como eu; porém toda hora e toda glória seja dada ao Senhor. Que sejamos lavados no sangue de Jesus para que Deus perdoe nossas iniquidades, e que não venhamos a nos lamentar no dia da ira, mas sim, buscar ao Senhor enquanto se pode achar e invocá-lo enquanto está perto, pois na sepultura não há esperança para os condenados.


Uma velha canção ilustra o atual problema:

“Eu comparo a vida do homem sem Deus,
Como uma folha seca caída no chão.
Que vai para onde o vento levar,
Tudo é tristeza, tudo é solidão
Seu viver é triste, tão cheio de dor,
Seus dias turbados, sem consolação
Assim é a vida do homem sem Deus,
É uma folha seca caída no chão”

Jair Pires


A folha seca é levada pelo vento para lá e para cá, não tem direção nem destino; mas o crente em Cristo Jesus tem um alvo; é para Ele que devemos caminhar, só assim encontraremos a plena, verdadeira e desejada felicidade.

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3.14







Referências bibliográficas:

[1] Novo Dicionário Eletrônico Aurélio v5.0 para Windows.
[2] Dicionário e Estudos Bíblico org. Claudemir Pedroso da Silva, Editora PAE.
[3] Ibid.
[4] http://www.ibvir.com.br/sermoes/davi_consequencias_do_pecado_de.htm

Você Também Pode Gostar

0 comments

Visite o Canal Julio Celestino

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images