Os Profetas da Vaidade

21:02

Foto de Javi_indy

         Um culto pentecostal está acontecendo, louvores são entoados, a mensagem é pregada, e um “profeta” se dirige a uma mulher que está chorando copiosamente e entrega seguinte profecia: “Deus está mandando eu te dizer que seu casamento não tem mais jeito! Ele está preparando algo melhor para você”. Ainda chorosa, a mulher recebe a mensagem, volta para casa, e só Deus sabe o desfecho desta história.

            O relato contado acima não é uma estória. Trata-se de uma história real contada pelo próprio “profeta”, dizendo como o culto de domingo foi abençoador em sua congregação. Perplexo, perguntei-o se conhecia aquela mulher, qual era o tipo de relacionamento abusivo que ela estava sofrendo com o marido, se ele a agredia fisicamente ou se a traía com outras mulheres. O “profeta”, presbítero, afirmou que a conhecia, e que o marido não batia nela, também afirmou que não havia conhecimento de adultério, mas que o problema residia no fato de que os dois eram incompatíveis, estavam cansados do casamento, não se entendiam e etc. 

Eu não sei que deus falou pela boca deste presbítero, mas posso afirmar que não foi o Deus de Israel! O Deus da bíblia nos ensina que o casamento é para sempre (Mt 19.6), sendo permitido o divórcio em apenas três ocasiões: morte (Rm 7.2), adultério (Mt 19.9) e abandono da parte descrente (1Co 7.15). Alguns irmãos discordam das duas últimas permissões bíblicas para o divórcio, mas o fato é que de um jeito ou de outro a posição divina é clara: Deus odeia o divórcio! (Ml 2.16)

            O teste da Palavra de Deus reprovou a profecia deste presbítero, deixando claro que ele é um profeta da vaidade. É uma pena constatar que homens e mulheres de Deus tem se deixado levar pela vontade de estar em evidência numa congregação. O desejo de se mostrarem “cheios de poder” os fazem se comportar de forma vergonhosa como o exemplo acima. Seja pelo sucesso ou pelo status de “super-crentes”, tais pessoas acabam saindo do centro da vontade de Deus e se colocam em uma posição de inimigos do Senhor. A internet também está cheia de profetas da vaidade. A cada dia que passa surge uma nova “profecia” na internet que deixa os menos íntimos da Palavra desesperados, ansiosos e até depressivos. 

Há um autointitulado “profeta” famoso no Brasil que em um de seus cultos transmitidos pela TV, profetizou para uma mãe que estava com seu filho acometido de câncer de que ele estava sendo curado ali e que Deus estava mandando dizer que aquele jovem teria um futuro brilhante como jogador de futebol. Meses depois, aquele jovem morreu e a profecia não foi cumprida, deixando claro que o tempo é um dos maiores inimigos de um falso profeta (Dt 18.20-22). Esses tipos de profecias são fruto de uma mente fértil ou simplesmente maldosa, que não passam na peneira da bíblia sagrada. O livro de Ezequiel nos mostra como é a indignação de Deus com relação a tais profetas que não veem e nem ouvem nada, e mesmo assim saem distribuindo profecias e revelações sem pé e nem cabeça entre as congregações e pela internet:

“Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!” - Ezequiel 13.3
“Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? Portanto assim diz o Senhor DEUS: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS.” - Ezequiel 13.6-8

Não deixe que a tentação do status de evidência faça você se tornar uma pessoa mentirosa que transmite profecias, revelações e sonhos inventados em nome do Senhor. Deus não se agrada de tal soberba e presunção! Além disso, entregar uma profecia falsa para alguém gera uma expectativa de cumprimento em quem a recebe, e todos nós sabemos que tais coisas não irão se cumprir certo? Ao esperar aquilo que não virá, a pessoa passa do estado de uma alma esperançosa e cheia de fé para o estado uma alma frustrada com Deus. Tudo isto por causa de um ou uma profeta que por pura soberba e vaidade inventou revelações e profecias de sua própria mente para se exibir como uma pessoa cheia do poder de Deus diante da congregação. Será que o gostinho de ser admirado por alguém vale uma alma frustrada com Deus? É claro que não!

Os tempos são trabalhosos! Há muitos amantes de si mesmos com aparência de piedade em busca de prestigio e status vãos, capazes até de inventar profecias e revelações. Sobre isto, registra o apóstolo Paulo:

“E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” - 1ª Coríntios 11.19

Que Deus tenha misericórdia destes falsos profetas, e que eles encontrem o caminho da verdade para que suas almas sejam salvas no último dia. Amém.




Julio Celestino
10 de Abril de 2020, Vitória, Espírito Santo.

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images