Até quando, Senhor? - Habacuque 3.19

23:12


ATÉ QUANDO SENHOR? – HABACUQUE 3.19

Em meio as dificuldades da vida, o Senhor tem o alívio para a nossa aflição

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

         Este livro registra, em grande parte, as queixas do profeta Habacuque, que viveu no sétimo século a.C., numa época em que os babilônios estavam se tornando o Império mais poderoso daquela parte do mundo. Habacuque não entende como pode haver tanta maldade e injustiça em seu país. Ele também não entende por que Deus tolera os babilônios, um povo mal e cruel que ameaça conquistar as terras de outros povos. Será que Deus não se importa com tudo isso?

         Há uma maravilhosa mensagem de Deus por trás deste texto. Habacuque usa a corça (cerva) para expressar a benção que Deus pode lhe proporcionar. Antes, é preciso dizer em que situação Habacuque se encontrava. Habacuque 1.2,3 expressa a aflição do profeta, mas, ele soube a quem recorrer no momento de amargura. Habacuque sabia que podia lançar sobre Deus as suas ansiedades, pois Ele é o único que pode sondar os corações e mover o impossível.
A corça era um animal típico da região, e inspirado pelo Espírito de Deus, o profeta usa este animal como símbolo. Aprendamos as quatro características de uma corça para vivermos em comunhão com Deus.


1 - A CORÇA NÃO VIVE EM CONFINAMENTO

         A primeira característica deste animal é que ele não vive confinado em um só lugar. Ela procura seu alimento nos lugares mais distantes que seu faro indica. É preciso sabermos que por maior que seja o problema que estamos passando, nós não devemos reter nosso pensamento nele 24 horas por dia. É preciso saber que não devemos nos confinar em “pequenos reinos” que criamos como “meu casamento”, “meu trabalho”, “meu ministério”, “minha carreira”. Sem Deus, estes “pequenos reinos” podem se reduzir a pó com facilidade. Lancemos sobre Deus a nossa ansiedade, porque Ele é a nossa força e pode nos tirar do confinamento das coisas deste mundo, direcionando nosso olhar para aquele que levou sobre si as nossas enfermidades. Os problemas diários aparecem, mas nós temos a quem recorrer, e continuar caminhando em sentido a linda pátria celestial.

2 – AGILIDADE PARA ESCAPAR DOS PREDADORES

         Outra característica da corça, é a sua velocidade. A corça é veloz e não pisa em falso, por isso escapa facilmente de seus predadores. Após depositar a vida diante de Deus, Ele é capaz de fazer os nossos pés como os da corça, nos tornando confiantes de que as investidas do tentador virão para nos destruir, mas sempre haverá um escape da parte de Deus. Jesus disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). É somente estando em nosso salvador que venceremos as adversidades, confiando e confessando, sempre haverá um escape da parte de Deus para aqueles que o ama.

3 – A CORÇA É CAPAZ DE SENTIR O CHEIRO DE ÁGUA A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA

         A corça pode sentir o cheiro de água e grama à quilômetros de distância. Ela pode até mesmo sentir o cheiro da água que estiver correndo debaixo das areias de um deserto, e segui-la até encontrar a saída da água. A corça pode subir nos picos mais altos onde o orvalho cai mais forte, para saciar tua cede. A vida do cristão, deve ser exatamente assim. Devemos estar sempre necessitados e dependentes do Espírito Santo. Esta é água da vida, que faz em nós uma rica fonte que jorra para a vida eterna. Deus pode tornar nossos sentidos sensíveis a presença do Espírito Santo. Andemos sempre necessitados e dependentes desta água viva, pois, mesmo que no deserto, Deus nos dará sentido apurado para buscar desta água nos lugares mais altos, clamando pelo poder que há no sangue de Jesus e entronizados diante do Pai para saciar a cede da nossa alma.

4 – E ME FARÁ ANDAR SOBRE AS MINHAS ALTURAS

         Existem vários tipos de pessoa em nosso convívio. Muitas delas, talvez agora, estejam querendo ver o seu mal. Sim, há pessoas que não se alegram com a sua felicidade, com o seu sucesso, com o seu casamento, com seu sucesso no trabalho e etc... As vezes parece que o mundo inteiro quer te ver para baixo. Porém, é com plena convicção de fé que posso afirmar que existe uma pessoa que quer te ver andando sobre as suas alturas. Jesus Cristo é aquele que vai te proporcionar pés fortes e firmes, com uma lâmpada que é a sua palavra. Muito se fala no livre arbítrio do homem, mas pouco no livre arbítrio de Deus. Talvez alguém da sua própria família tenha escolhido te fazer mal, ou, talvez alguém do seu trabalho tenha intentado contra sua vida na surdina. Quem sabe até mesmo alguém que já apertou sua mão pela manhã lhe desejando a paz do Senhor tenha escolhido um dia lhe fazer o mal. Mas quando o livre arbítrio do homem se choca com o livre arbítrio de Deus, adivinhe qual arbítrio prevalece no final? Sim, Deus escolheu te abençoar e te proteger do mal, pois ele quer ver seus fiéis andando nas alturas do Seu descanso.


A corça é aquela espécie de animal que quando uma pessoa está viajando por regiões montanhosas e não conhece seus atributos, vê este animal em um monte alto e íngreme, aponta o dedo e diz “meu Deus, vai cair, vai cair! ”. Talvez você esteja neste momento tendo aflições assim como Habacuque teve, talvez você esteja passando por um deserto na sua vida espiritual, talvez agora tenha uma pessoa apontando para sua vida dizendo “vai cair, vai cair! ”, mas o que essa pessoa não sabe é que você não está pisando nas areias movediças deste mundo, mas está com os pés firmes na rocha que é Jesus Cristo o nosso Senhor. Sigamos os passos. Lancemos sobre Deus as nossas ansiedades porque ele tem cuidado de nós. Ele fará os nossos pés como os da corça e nos fará andar sobre as nossas alturas. Amém. 

Julio Celestino
Vitória - Espírito Santo

Você Também Pode Gostar

0 comments

Visite o Canal Julio Celestino

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images